Encontramos um link do qual postamos alguns excertos que tem uma descrição pormenorizada de Luanda, aqui vai….
“Luanda está povoada de vendedoras de fruta, peixes e legumes com alguidares à cabeça. Tudo se vende e tudo se compra nas ruas de Luanda: cabides de plástico ou de madeira, malas com ferramentas, acessórios de automóveis, bicicletas para criança, isqueiros para o fogão, sapatos e sandálias, jornais e revistas, tapetes, candeeiros de quarto, tábuas de passar a ferro, malas de viagem, os inevitáveis relógios e óculos de sol, fatos para homem e gravatas bem como as cadeiras para transportar os bebés nos automóveis.
Apesar de estarmos num dos países mais pobres do mundo, ninguém se surpreende com os modelos topo de gama que circulam em Luanda: dos Porsche, Mercedes e BMW, aos novíssimos Hummer e jipes japoneses importados directamente do Dubai por 50 mil dólares. Por força do afluxo de capitais, Luanda tornou-se numa cidade estupidamente cara - ao nível das mais dispendiosas do mundo - onde não é possível comer num restaurante por menos de 50 dólares por cabeça, mesmo se o estabelecimento for tipicamente angolano. Ligada à Marginal por um aterro, a Ilha de Luanda converteu-se na "cidade dos ricos": aqui se concentra a melhor oferta de bares e restaurantes, com magníficas esplanadas viradas para a baía ou para o mar.
O mais impressionante para o viajante que aterra em Luanda, é a extensão a perder de vista dos bairros de musseques nos arredores da capital. Este mar de favelas foi crescendo desordenadamente e sem o mínimo de condições de salubridade durante os anos de guerra, à medida que as populações do interior procuravam refúgio dos combates e da fome na grande cidade. Hoje, vivem em Luanda mais de quatro milhões de habitantes (cerca de um terço da população do país), a grande maioria dos quais são jovens sem qualquer tipo de raízes nas províncias de origem dos seus pais e avós. Como não há turistas e todos os expatriados que trabalham em empresas instaladas em Luanda usam carro próprio, não há praticamente táxis na cidade. Esta é dominada pelos chamados "candongueiros", carrinhas Hiace de cor azul e branca, com condutores que correm como loucos pelas ruas, servindo os bairros.
Curiosidades:
Moeda: Kwanza (1 euro = 95 kwanzas).
Clima: Apesar de se localizar numa zona sub-tropical tem um clima que não reflecte esta condição, devido à confluência de três factores: a corrente fria de Benguela, o relevo do interior e a influência do deserto do Namibe. Em consequência, o clima de Angola é caracterizado por duas estações, a das chuvas (de Outubro a Abril) e a do Cacimbo (de Maio a Agosto), mais seca e com temperaturas mais baixas.”
Link consultado: http://www.janelanaweb.com/viagens/luanda.html
Sem comentários:
Enviar um comentário